domingo, 26 de junho de 2011

As Três Ecologias


Em sua obra “As Três Ecologias”, Guattari logo de inicio introduz a idéia de ecosofia, termo que é a abordagem central da obra, e é o que ele traduz como sendo uma articulação ético-politica entre os três registros ecológicos (o do meio ambiente, o das relações sociais e o da subjetividade humana).
O autor nos leva a refletir o quão errado é a maneira como nos Homens estamos conduzindo a vida em nosso habitat. De modo geral, e até mesmo os grupos que se dizem ecológicos, vêem o planeta e tudo o que ele nos oferece, apenas como algo que ali esta para que possamos usufruir conforme nossos interesses. E o que é pior ainda, estamos levando este pensar as relações sociais e a nossa própria subjetividade humana, deteriorando o todo em favor da economia do lucro. Assim se faz necessário que todos nos tomemos consciência dos erros que estamos cometendo e da responsabilidade de cada um para que haja uma mudança nesta realidade. Uma reconstrução da realidade sem retroagir, mas sim olhando para o futuro.
Mais especificamente, a nos que trabalhamos ou trabalharemos com a psique do sujeito devemos ter (ou desenvolver) a capacidade de auxiliar este mesmo sujeito a entender e adaptar-se ao movimento da vida atual, porém de forma harmônica no que concerne ao ambiental, social e mental. Sugere ainda, o autor, que seja reorientado, os conceitos e praticas dos grandes mestres da psicologia e psiquiatria(Freud,por exemplo),sem desprezar seus legados,obviamente,com o intuito de respeitar a singularidade individual do sujeito.Sobre isto Felix Guattari diz:

“... disso decorrerá uma recomposição das práticas sociais e individuais que agrupo segundo três rubricas complementares-a ecologia social, a ecologia mental e a ecologia ambiental - sob a égide ético-estética de uma ecosofia.” (pg.23).

Outra visão bastante interessante que o autor nos trás é quando a necessidade de pensarmos “transversalmente”, ou seja, entendermos que nem um dos três ecossistemas sobrevive individualmente. Chamando-nos a atenção para o cuidado que devemos ter a não deixarmos o bom senso individual e comum em prol dos interesses capitalistas.
Em suma o recado de Feliz Guttari é:

“Não haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala planetária e com a condição de que se opere uma autêntica revolução política, social e cultural reorientando os objetivos da produção de bens materiais e imateriais. Esta revolução deverá concernir, portanto, não só as relações de forças visíveis em grande escala, mas também aos domínios moleculares de sensibilidade, inteligência e de desejo. Uma finalidade de trabalho social regulada de maneira unívoca por uma economia de lucro e por relações de poder só pode, no momento, levar a dramáticos impasses...” (pg.09).
Cabe assim a cada um de nos enquanto sujeito, profissional da saúde mental e cidadão bebermos na fonte deste teórico e contribuirmos com o nosso quinhão na construção de uma “práxis ecosofica”.







Referência Bibliográfica:

-GUATTARI, Felix-As Três Ecologias; Tradução: Maria Cristina F.Bittencourt-6ºed.-Campinas,SP-Papirus,1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário