segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bullying




"É possível classificar como "bullying" agressões verbais e físicas,assédio,ações desrespeitosas realizadas de maneira recorrente e intencional."(pag.40).Geralmente,o bullying é praticado contra pessoas que de alguma forma encontram-se em "desvantagem" de poder em relação ao agressor.
Embora o fenômeno não seja novo,só virou tema de estudo em 1989 quando o professor norueguês Dan Olweus realizou uma pesquisa com cerca de 84 mil estudantes.Entre os estudiosos brasileiros,com o objetivo de evitar equívocos em relação a aplicabilidade do termo,convencionou-se restringir o uso do mesmo somente ao âmbito escolar.
Não se deve rotular qualquer ação como bullying,cada caso necessita ser examinado com cuidado.
Contudo, especialistas apontam algumas características dos envolvidos nesta ação.O agressor com
frequência são indivíduos proveniente de famílias desestruturadas,com pouco relacionamento afetivo com uma pobre supervisão por parte dos pais e /ou responsáveis. Possuem ainda,um comportamento
agressivo e/ou explosivo.As vítimas,por sua vez,não possuem status no grupo,não são capazes de reagir ou cessar as atitudes que lhe causam danos,têm poucos amigos,são passivos e quietos.Já as testemunhas
são a maioria dos alunos,que se calam com medo de também se tornarem vítimas.
É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE OS PAIS,PROFESSORES E TODO O GRUPO DE PROFISSIONAIS NA ESCOLA ESTEJAM ATENTOS A ATOS COMO ESTE,AFIM DE EVITA-LOS E IMPEDI-LOS.ALÉM DE IMPLANTAR PROGRAMAS DE PREVENÇÃO.
As consequências do bullying pode prejudicar muito uma pessoa. Levando-a a apresentar patologias
tanto físicas como psicológicas, e que se não receberem a devida atenção, podem causar danos que se estenderam até a vida adulta.

Fonte de informação:

REVISTA PSIQUE:Ciência & Vida-Ano V-Edição 58-Outubro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário